Ministro considera Jogos da Região 5 (ex-SADC) momento de exaltação da paz

O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. (Foto: Lucas Neto)

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, considerou hoje, dia 28, em Luanda, os VII Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a realizar-se em Dezembro em Angola, um momento importante de exaltação da paz.

Ao falar na cerimónia de lançamento do evento desportivo da Região 5, a disputar-se de 9 a 19 do referido mês, na capital do país, o governante garantiu estarem criadas as condições, sendo estas um produto do espírito organizacional que caracteriza os angolanos.

“A concretização dos jogos vem demonstrar a importância de honrar os nossos compromissos, principalmente pelo apoio que temos de sua excelência o Presidente da República, José Eduardo dos Santos”, referiu.

“O Desporto é um dos grandes “embaixadores” do nosso país, por isso todos os momentos são bons para exaltar a cultura da paz”, frisou.

Apontou ainda a necessidade de uma maior colaboração de todos, para que a competição se torne num palco de confraternização e convívio dos jovens desportistas da Região Austral. “A colaboração de todos é fundamental para o êxito dos Jogos na capital do nosso país”, acrescentou.

Além de entidades nacionais, com destaque para o Governador da Província de Luanda, Higino Carneiro, o encontro contou também com a presença do presidente do Conselho Superior dos Desportos da Região, Vei Wetumbai.

Os Jogos da SADC serão disputados nas modalidades de futebol, basquetebol, atletismo, ténis, boxe, natação, ginástica, Judo, netball e desporto adaptado, devendo movimentar mais de duas mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.

Além de Angola, espera-se a participação da África do Sul, Moçambique, Botswana, Malawi, Zimbabwe, Lesotho, Tanzânia, Namíbia, Zâmbia e Swazilândia.

Na edição do Zimbabwe, na cidade de Bulawayo em 2014, Angola esteve representada com uma caravana de 172, com o lema “Angola no Zimbabwe vencendo com Fair Play” e terminou na terceira posição, numa prova ganha pela África do Sul.

A primeira edição dos Jogos da SADC realizou-se em 2004, em Moçambique, seguindo-se Namíbia (2006), África do Sul (2008), Swazilândia (2010), Zâmbia (2012) e Zimbabwe (2014). (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA