Mais de seis mil bebés nascem na maternidade “Irene Neto”

Huíla: Recém-nascido na maternidade do Lubango (Foto: Morais Silva)

Seis mil e 828 partos foram feitos com sucesso, de um total de 149 mil pacientes atendidas na Maternidade, “Irene Neto”, durante o primeiro semestre deste ano, na cidade do Lubango, província da Huíla.

Durante o balanço de actividades daquela unidade hospitalar, a directora clínica, Luísa Rodrigues Ferreira, sublinhou que este número de bebés nascidos representa 893 a mais, em relação ao igual período de 2015.

Sublinhou que seis mil e 621 são nados vivos e 207 nados mortos, para além de 193 abortos.

Destacou igualmente a assistência a 245 mulheres, entre adolescentes e adultas em gestação detectadas com patologias como malária, pneumonia, Hiv-Sida, infecções respiratórias, tuberculose, entre outras doenças.

Fez saber que a Maternidade Central do Lubango atende pacientes em regime de internamento, ambulatório, urgências, sala de parto, laboratório, ginecologia, de entre outros.

“Temos também áreas de planeamento familiar, puericultura, onde se faz a vacinação, para além do consultório de atendimento para as grávidas adolescentes, criada somente para elas como inovação da instituição”, disse.

A maternidade “Irene Neto” tem capacidade para 280 camas e emprega 632 trabalhadores, 330 dos quais efectivos. Conta com 52 médicos, 109 enfermeiros e os restantes são do quadro administrativo, incluindo pessoal de apoio hospitalar. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA