Lunda Sul: Mulheres aconselhadas a absterem-se do consumo de bebidas alcoólicas

Cândida Narciso - Governadora Provincial da Lunda Sul (Foto: Francisco Miúdo)

A governadora da província da Lunda Sul, Cândida Narciso, aconselhou segunda-feira, em Saurimo, as mulheres, sobretudo jovens, a absterem-se do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas por causarem danos à saúde humana e alterarem o normal comportamento social do usuário.

Durante uma palestra sobre “A mulher e politica”, promovida pela direcção provincial da Família e Promoção da Mulher na Lunda Sul, no âmbito da jornada comemorativa do 31 de Julho, data consagrada a Mulher Africana, a governante recordou que o consumo de drogas provoca alterações ao sistema nervoso, originando doenças de fórum psíquico, entre outros danos à saúde humana.

“Regista-se com preocupação o comportamento de muitas jovens que socorrem-se do álcool para ocupar os tempos livres, em vez dos estudos, actividades de desportos e recreativas,que engrandecem o convívio social”, lamentou.

Acrescentou que a família deve ser a primeira instância a desaconselhar os seus membros de usarem esses produtos, ao mesmo tempo alerta-los sobre o perigo que essas substâncias provocam à sua saúde.

Afirmou ainda que, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas acelera o envelhecimento do jovem, bem como reduz a imunidade do organismo em caso de doenças, tendo na ocasião, incentivado a juventude a apostarem na formação académica e profissional, com vista a prepararem melhor o seu futuro.

“Só formadas, tanto académica, como profissionalmente, é que as mulheres poderão participar de forma positiva e responsável nas acções que concorrem para desenvolvimento da nação”, justificou. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA