Lunda Sul: Destacado papel das igrejas no processo de alfabetização

ANTÓNIO IZUMBO, DIRECTOR PROVINCIAL DA CULTURA NA LUNDA SUL (Foto: Quintas Benjamim)

O papel e o contributo das igrejas no sucesso do processo de alfabetização e aceleração escolar na província da Lunda Sul,foram hoje, quarta-feira, destacados pelo director provincial da Cultura, António Izumbo.

Em declarações à Angop a propósito do contributo das igrejas na moralização da sociedade, o responsável reconheceu que as instituições religiosas na região têm cumprido com seu papel e a participar em acções que visam o bem-estar das populações.

“ Felizmente as igrejas têm jogado um papel importante no combate ao analfabetismo, disponibilizando às suas capelas e seus membros para o êxito do programa, bem como a realização de campanhas de doação de sangue”, reconheceu.

António Izumbo destacou ainda o papel das igrejas na implementação e execução de programas que visam o combate à delinquência juvenil, violência doméstica, divórcio, entre outros males que desestruturam a sociedade.

O responsável encorajou as igrejas no sentido da contínua a realização de actividades que visem a moralização da família, com vista a facilitar a erradicação da violência doméstica na sociedade angolana, especialmente nesta parcela do país.

António Izumbo apontou, por outro lado, a necessidade de as igrejas incentivarem a juventude a afluírem aos centros de formação profissional, através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop), para a sua formação técnica.

A Direcção Provincial da Cultura na Lunda Sul controla 56 igrejas legais, 73 seitas religiosas em vias de legalização. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA