Ler Agora:
Libra dispara após manutenção de juros no Reino Unido
Artigo completo 2 minutos de leitura

Libra dispara após manutenção de juros no Reino Unido

A libra reagiu imediatamente à manutenção da taxa de juro por parte do Banco de Inglaterra. Contra o dólar, subiu 2,5% e, contra o euro, quase 2%.

O Banco de Inglaterra concluiu esta quinta-feira, 14 de Julho, mais uma reunião de política monetária. Apesar de ser a primeira desde a vitória do Brexit, o Comité de Política Monetária manteve a taxa de juro de referência em 0,5%. Contrariou, assim, a expectativa da maioria dos economistas que apontavam para um corte, mas assinalou que Agosto deverá ser marcado por novos estímulos à economia.

A decisão de manutenção da taxa de juro provocou uma subida acentuada da libra contra as principais moedas.

A libra chegou a subir um máximo de 2,49% para 1,3475 dólares e 1,86% para 1,2074 euros. Entretanto aliviou parte da subida, seguindo a valer 1,337 dólares (+1,45%) e 1,2010 euros (+1,32%).

Estava a ser dado como quase certo um corte da taxa de juro no Reino Unido, pela primeira vez desde 2009, para um mínimo histórico de 0,25%. O que acabou por não se verificar.

O mercado cambial reage à evolução dos juros, uma vez que o retorno dos investimentos está ligado à taxa de juro aplicada. Neste caso, o retorno dos investimentos realizados em libras não deverá sofrer novas descidas.

Na Zona Euro a taxa de juro de referência é de 0%, enquanto nos EUA é de 0,25% a 0,50%, o que significa que os investimentos em libras não perdem para os realizados em euros nem em dólares. (Jornal de Negocios)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »