Huíla: Veterinários prevêem vacinar 150 mil cabeças de gado

Gado em pasto (Foto: Morais Silva)

Os serviços veterinários do município da Matala, província da Huíla, prevêem vacinar, em breve, mais de 150 mil cabeças de gado durante a campanha de vacinação de 2016.

Em declarações à Angop, o director municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Pedro Muanda Conde, informou que aguardam pela chegada do lote de vacinas, para que se dê início a actividade massiva, enquanto isso decorre a campanha de rotina.

Segundo o responsável, o atraso que se verifica na chegada das vacinas no município está a condicionar o arranque da campanha, mas recebeu garantias de que a Direcção Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural está trabalhar para a sua aquisição.

“Os meses para vacinar o gado bovino tem sido de Março a Junho, até aqui ainda não nos forneceram as vacinas, logo que chegar, vamos começar com a campanha, no sentido de prevenir as doenças que tem afectado o gado”, sublinhou.

Pedro Conde disse igualmente que a sua direcção tem levado a cabo campanhas de rotina, uma forma ideal para erradicar as doenças que afectam o gado, sobretudo carbúnculo hemático e sintomático, a peripneumonia contagiosa e a dermatite nodular.

Em 2015 mais de 89 mil cabeças foram vacinadas naquela municipalidade. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA