Huíla: Trigésima Edição das Festas da Senhora do Monte abre dia 6 de Agosto

Procissão de velas nas festas da Nossa Senhora do Monte (Foto: José Filipe)

A Trigésima Edição das Festas de Nossa Senhora do Monte sob o lema “Lubango, turismo, sol e férias” abre a 6 de Agosto próximo, com feira, carrosséis e exposições de empresas.

O anúncio foi feito hoje, terça-feira à Angop, no Lubango, pela presidente do Comité de Festas, Verônica Rito, frisando que o programa inclui um festival bantu de gastronomia, a tradicional procissão de velas que inicia na capelinha da Nossa Senhora do Monte à Sé Catedral e um torneio desportivo Inter-escolar.

Destacou ainda a realização, em simultâneo, da 13ª edição da feira agro-pecuária, numa iniciativa da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA) e a 24ª edição da maior bolsa de negócios denominada “Expo-Huíla”, pela Associação Agro-pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL).

A outorga de diplomas de fim do curso de finalistas do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) e da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume também consta do programa.

Verónica Rito sublinhou também a realização de um show músico-cultural denominado “Parabéns Presidente” e a corrida em automobilismo “200 kms da Huíla”.

As Festas da Nossa Senhora do Monte começaram a ser celebradas em 1901, uma réplica das da Madeira, em Portugal, a terra dos colonos que se basearam na região. A 15 de Agosto de 1902, ainda com a capela em construção, o pároco celebrou a missa campal na esplanada, diante de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, levada da paróquia, actividade que se realiza todos os anos até hoje. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA