Huíla: Trigésima Edição das Festas da Senhora do Monte abre dia 6 de Agosto

Procissão de velas nas festas da Nossa Senhora do Monte (Foto: José Filipe)

A Trigésima Edição das Festas de Nossa Senhora do Monte sob o lema “Lubango, turismo, sol e férias” abre a 6 de Agosto próximo, com feira, carrosséis e exposições de empresas.

O anúncio foi feito hoje, terça-feira à Angop, no Lubango, pela presidente do Comité de Festas, Verônica Rito, frisando que o programa inclui um festival bantu de gastronomia, a tradicional procissão de velas que inicia na capelinha da Nossa Senhora do Monte à Sé Catedral e um torneio desportivo Inter-escolar.

Destacou ainda a realização, em simultâneo, da 13ª edição da feira agro-pecuária, numa iniciativa da Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA) e a 24ª edição da maior bolsa de negócios denominada “Expo-Huíla”, pela Associação Agro-pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL).

A outorga de diplomas de fim do curso de finalistas do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) e da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume também consta do programa.

Verónica Rito sublinhou também a realização de um show músico-cultural denominado “Parabéns Presidente” e a corrida em automobilismo “200 kms da Huíla”.

As Festas da Nossa Senhora do Monte começaram a ser celebradas em 1901, uma réplica das da Madeira, em Portugal, a terra dos colonos que se basearam na região. A 15 de Agosto de 1902, ainda com a capela em construção, o pároco celebrou a missa campal na esplanada, diante de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, levada da paróquia, actividade que se realiza todos os anos até hoje. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA