Huíla: Alterada data das provas do concurso público na educação

Benício Puna, Porta-voz da direcção provincial da Educação (Foto: Morais Silva)

A Direcção Provincial da Educação da Huíla alterou data para a realização das provas do concurso público para a admissão de novos agentes na educação, de segunda-feira, 1 de Agosto, para a sexta-feira (5), em simultâneo nos 14 municípios, por razões operacionais.

Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o porta-voz da direcção provincial, Benício Puna, afirmou que a alteração da data resulta da concertação feita com as províncias vizinhas, para evitar que os candidatos façam provas em mais de uma.

O responsável informou que estão inscritos 24.773 candidatos para 943 vagas.

“Estas provas serão acompanhadas pela inspecção e supervisão municipal, para conferir maior transparência e justiça ao processo”, sublinhou.

O responsável informou que para as carreiras do regime geral serão observados alguns procedimentos, sendo que os técnicos médios de terceira classe devem ser submetidos a prova de selecção de língua portuguesa e matemática.

O porta-voz fez saber que as escolas secundárias do II ciclo e institutos médicos profissionais deverão criar comissões internas em função das quotas atribuídas, razão pela qual serão feitas entrevistas aos candidatos.

Os candidatos a professores primários auxiliares, que têm a 9ª até a 11ª classes, deverão fazer uma prova de português e outra cultura geral, enquanto os que têm agregação pedagógica e técnicos superiores será achada uma média aritmética para encontrar os apurados.

No concurso público de 2012 foram admitidos mais de quatro mil docentes. A província conta, actualmente, com 19.195 docentes que leccionam em mil e 826 escolas. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA