Huambo: População do Ucuma aconselhada a promover paz

Momento do Acto de exaltação (Foto: Angop)

A população do município do Ucuma, província do Huambo, foi aconselhada, nesta sexta-feira, a pôr de parte as emoções e fanatismo que beliscam a paz e unidade nacional, devendo reflectir sobre os ganhos destes bens.

O apelo foi feito pelo vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas do Huambo, Calunga Quissanga, quando intervinha no acto de exaltação e divulgação dos feitos do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, decorrido na vila do Ucuma, numa iniciativa do Momento Nacional Espontâneo.

Afirmou que a paz, alcançada em Abril de 2002, está a melhorar o bem-estar da população do município do Ucuma, que deixou de percorrer longas distâncias em busca do conhecimento e da assistência médica e medicamentosa

O responsável destacou a construção e reabilitação de diversas infra-estruturas socioeconómica erguidas na circunscrição, com realce para escolas e unidades sanitárias.

Calunga Quissanga destacou a construção de 54 escolas, 17 unidades sanitárias, dos quais um hospital municipal, 19 moagens de transformação do milho, além de duas agências bancárias, sendo uma do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e outra do Banco Internacional de Crédito (BIC).

O vice-governador da província do Huambo lembrou que este crescimento demonstra o verdadeiro valor da paz, porquanto sem a mesma é impossível fazer crescer uma Nação e, em particular, um município.

“O país ganhou novas estradas, pontes, escolas, hospitais em todas as localidades, além de barragens hidroeléctricas, centralidades habitacionais, portos, aeroportos, entre ouros ganhos”, lembrou.

Por isso, o vice-governador enalteceu a iniciativa do Movimento Nacional Espontâneo em promover, na província do Huambo, mais um acto de exaltação e divulgação dos feitos do Presidente José Eduardo dos Santos, com vista a refrescar à memória dos adultos e fazer com que a nova geração conheça e valorize à história do país.

Com uma superfície de 1.600 quilómetros quadrados, o município do Ucuma, cuja vila municipal está localizada 100 quilómetros da cidade do Huambo, possuiu uma população estimada em 55.054 habitantes distribuídos nas comunas sede, Cacoma e Mundundo, tendo a produção agro-pecuária como a principal actividade. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA