Furacão Blas se forma no Pacífico a 1.000 km da costa mexicana

(AFP)

O furacão Blas, o primeiro da temporada no Pacífico, se formou nesta segunda-feira a mais de 1.000 km da costa oeste do México e, embora deva ganhar força, descarta-se que alcance terra firme, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Às 21h00 GMT (18h em Brasília), o Blas – que se enquadra na categoria 1 das 5 da escala Saffir-Simpson – registava ventos máximos sustentados de 120 km/h e se encontrava a 1.190 km da península mexicana da Baixa Califórnia (noroeste), segundo um boletim do NHC, sediado em Miami.

O prognóstico é que o fenómeno ganhe força nas próximas 48 horas, mas os meteorologistas descartam que o furacão alcance a terra, visto que ele vai manter sua trajectória na direcção oeste-noroeste a uma velocidade de 22 km/h.

A temporada de furacões no Pacífico começou em maio passado, e deve se prolongar até Novembro.

Em Outubro, também no Pacífico, se formou o furacão Patrícia, considerado o mais poderoso já conhecido. Ao alcançar terra firme, porém, penetrou em um conjunto de montanhas, o que fez com que perdesse força e só provocasse danos materiais menores.

Em Setembro de 2014, o balneário de Los Cabos (Baixa Califórnia Sul), destino de muitos turistas americanos, sofreu o impacto do furacão Odile, que deixou seis mortos e perdas materiais milionárias. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA