Escritor José Luís Mendonça apela jovens no interesse à literatura nacional

José Luis Mendonça (Arquivo) (Foto: Valentino Yequenha)

O escritor angolano José Luís Mendonça apelou quarta-feira ,na sede da União dos Escritores Angolanos ( UEA ), em Luanda, os jovens a mostrarem maior interesse sobre a literatura nacional, principalmente os que pretendem abraçar o campo literário e de forma á enaltecer os feitos dos autores de referência nacional.

Tal afirmação foi feita pelo escritor, durante a dissertação do tema “ O dilema dos jovens escritores “, organizada pela União dos Escritores Angolanos ( UEA ), na habitual Maka a Quarta-Feira, na qual foi convidado pela instituição.

Segundo José Luís Mendonça, para os candidatos ,que pretendem seguir o campo literário é preciso dedicarem-se de forma paciente, em conhecerem os pioneiros da literatura nacional e para efeito terão que praticar a leitura das referências literárias do país.

“ Fico bastante preocupado quando os jovens que pretendem seguir literatura e me contactam sem nunca terem lido, obras dos escritores, como António Agostinho Neto, Pepetela, entre outros “, lamentou José Mendonça.

José Luís Mendonça apontou o domínio da língua portuguesa , a competência intelectual e a cultura geral como bases indispensável para seguirem o “ mundo “ das letras.

“Para os que pretendem serem escritores,aconselho a leitura, a escrita e consequentemente o conhecimento da primeira geração dos escritores angolanos”, ressaltou o escritor.

Na ocasião, José Luís Mendonça disse que é também importante para os jovens aceitarem à critica, pois sem ela será bastante difícil em atingir o desejo de tornarem-se bons escritores.

José Luís Mendonça, nasceu no Gulungo Alto–Cuanza Norte, aos 24 de Novembro de 1955. Estudou direito na universidade Agostinho Neto, em Luanda. Jornalista, membro da União dos Escritores Angolanos-UEA . (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA