Divorciados impedidos de dividir os filhos no IRS

Creche [Reuters]

Um casal com filhos que opte pela tributação separada, divide os filhos ao meio no IRS. Já um casal separado de fato ou divorciado, em que há guarda partilhada dos filhos, já não podem.

As regras do IRS prevêem que os divorciados que tenham guarda conjunta dos filhos possam dividir entre si todas as deduções à colecta dos dependentes, mas não o quociente familiar. Na prática, um dos progenitores fica a perder dinheiro para o outro, noticia o Negócios.

Um casal com filhos que opte pela tributação separada, divide os filhos ao meio no IRS. Já um casal separado de fato ou divorciado, em que há guarda partilhada dos filhos, já não podem dividir entre si todos os abatimentos: repartem as deduções à colecta, mas o quociente familiar só pode ser aproveitado por um dos deles. A regra parece desafiar a lógica do novo sistema de IRS, e está a apanhar desprevenidos alguns contribuintes que se encontrem nesta situação, mas não há volta a dar: um dos progenitores fica mesmo a perder, e, se quiser reaver o dinheiro, tem de ir bater à porta do “ex”. (TVI24)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA