Cuando Cubango: Universidade do Cuito Cuanavale vai aproveitar quadros formados na instituição

Cuando Cubango: Miranda Lopes Miguel - Reitor da Universidade Cuito Cuanavale (Foto: Armando Morais)

O reitor da Universidade do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, docente Miranda Lopes Miguel, avançou sexta-feira, nesta cidade, a possibilidade, num futuro breve, de abrir candidaturas de admissão para os finalistas daquela instituição superior que mostrarem capacidade para o efeito.

Em declarações à imprensa, após visita do ministro do Ensino Superior à reitoria da Universidade do Cuito Cuanavale, Miranda Lopes Miguel admitiu ser obrigação da instituição que dirige unir os melhores estudantes para que sejam admitidos, desde que correspondam às exigências.

Segundo o responsável, os desafios que se colocam a universidade são, entre outros, a formação de professores nacionais para a redução e equilíbrio dos expatriados, numa altura em que 221 professores existentes para as duas províncias (Cuando Cubango e Cunene) 90 porcento são estrangeiros.

Esta realidade, reconheceu, representa uma grande dependência de docentes que a Universidade do Cuito Cuanavale.

Avançou que as questões levantadas dizem respeito à qualidade exigida permanentemente para que os quadros formados na universidade possam amanhã responder, cabalmente, as necessidades que se colocam a esta região e ao país de uma forma geral.

A instituição congrega nas províncias do Cuando Cubango e Cunene um total de três mil e 305 estudantes. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA