Cuando Cubango: Coreia do Sul garante formação de técnicos do centro ortopédico

Cuando Cubango: Ministro sul-coreano visita centro ortopédico (Foto: Armando Morais)

Técnicos do centro ortopédico de Menongue, no Cuando Cubango, serão formados brevemente na Coreia do sul, principalmente na produção de próteses, no âmbito do reforço da cooperação de amizade entre as Repúblicas de Angola e daquele país, garantiu quarta-feira, nesta cidade, o seu ministro dos Patriotas e dos Assuntos dos Veteranos, Park Sung Choon.

Park Sung Choon, que falava no fim da sua visita de algumas horas na província do Cuando Cubango, acompanhado pelo seu homólogo angolano, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, referiu que com o governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, passaram em revista os acordos nas áreas da saúde, em que se prevê a ampliação e modernização dos centros de reabilitação física e formação dos seus técnicos.

Segundo informou, o encontro entre os dois países visa reforçar os laços de cooperação entre os dois Estados, com maior incidência na área da sócio-reintegração económica e produtiva dos antigos combatentes e veteranos da pátria.

Avançou que, na área da educação prevê-se a atribuição de bolsas de estudos para os filhos de antigos combatentes e a criação de centros profissionalizantes, lembrando que as conversações são abrangentes aos projectos de fomento ao micro empreendedorismo, bem como todo apoio na área da agricultura.

“ Angola é um país enorme e com muitas potencialidades para o sector da agricultura e no futuro poderá crescer imensamente neste sector”, reconheceu.

Vaticinou que com a materialização destes projectos, o governo dará melhor e maior dignidade aos antigos combatentes e veteranos da pátria, melhorando assim a sua renda e dos seus descendentes, tornando-lhes auto-suficientes produtiva e financeiramente.

De acordo com Park Sung Choon, tais iniciativas visam igualmente contribuir para a diversificação da economia, ajudando assim a combater o desemprego, a fome e a pobreza, tendo garantido que o seu país poderá cooperar em vários sentidos com a província do Cuando Cubango, visto que a Coreia do Sul na área tecnológico atingiu um nível muito avançado.

Durante a sua estadia na província, os dois ministros, acompanhados pelo governador da província do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, visitaram o centro ortopédico de Menongue, a Fazenda modelo em Menongue, bem como o centro de gormação profissional da província (INEFOP). (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA