CIRGL: Angola preside reunião de ministros da Defesa no Quénia

(CIRGL)

Angola preside quarta-feira, na cidade de Nairobi (Quénia), a um encontro de ministros da Defesa dos países membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), com vista a acertar estratégias no prosseguimento do combate às Forças Negativas (rebeldes) que continuam a desestabilizar alguns países da zona, sobretudo o leste da RDC.

Para o efeito, deslocou-se na manhã hoje, para a capital queniana, o ministro angolano da Defesa Nacional, João Gonçalves Lourenço, que vai orientar o encontro que contará também com as presenças de responsáveis dos países que integram a Brigada de Intervenção da MONUSCO, nomeadamente África do Sul, Tanzânia e Malawi.

Segundo apurou a Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, se farão ainda presentes à reunião representantes das Nações Unidas (ONU), da União Africana (UA) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), garantes do Acordo de paz, segurança e cooperação para a Região dos Grandes Lagos.

Criada em 1994, após conflitos que se registaram na região, a CIRGL é constituída por Angola, Burundi, Zâmbia, República Democrática do Congo (RDC), República Centro Africana (RCA), Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão do Sul, Sudão e Tanzânia. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA