CINFOTEC lança novos cursos profissionais

Gilberto Figueira - Director geral do CINFOTEC (Foto: Pedro Parente)

Novos cursos profissionais, nomeadamente automação de residência, manutenção refrigeração de automóvel, mecânica industrial e de electricidade, manutenção hospitalar, manutenção de equipamentos hoteleiros e mecatrónica de automóveis foram lançados este ano pelo Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC), informou hoje quarta-feira, em Luanda, o seu director geral Gilberto Figueira.

Gilberto Figueira falava à margem de uma visita efectuado pelo decano da faculdade de Economia, Redento Maia, esclarecendo que os mesmos tiveram inicio a 05 de Abril deste ano.

O responsável sublinhou que o curso de automação de residência é muito solicitado ultimamente, cuja essência é lançar técnicos no mercado de trabalho, não inserido numa empresa, mas com conhecimentos para prestar serviços a outras entidades e posteriormente criar o seu negócio.

Disse que do ponto de vista tecnológico tem-se verificado várias empresas e pessoas singulares a procurarem elementos para instalar dispositivos para garantir segurança de seus empreendimentos.

O curso de mecatrónica de automóveis também é muito solicitado por parte de empresas, tendo já absolvidos todos os formandos da única turma existente.

Também o curso de automação e instrumentação e industrial verifica-se muita solicitação, de maneira que houve necessidade de alargar o curso em três períodos (manhã, tarde e noite).

O director-geral informou que um dos grandes desafios também está virada para a manutenção hospitalar e de equipamentos hoteleiros, por haver muitas reclamações devido a ausência destes serviços no mercado nacional.

O CINFOTEC estima para este ano aumentar a sua capacidade de formação na ordem dos 20 porcento, perspectivando um aproveitamento de 85 porcento, bem como alargar a sua intervenção formativa nas restantes províncias dos país, em função da diversificação da económica.

Realçou que o centro teve de ajustar as necessidades do mercado de trabalho e das empresas que actuam no sector industrial.

Também ministra igualmente cursos com certificação internacional, a nível das tecnologias Cisco (Sistema de infra-estruturas de redes e soluções de internet) e Furukawa (Cabeamento e fibra óptica) e de aperfeiçoamento, qualificação e técnicos.

O CINFOTEC existe desde 2 de Setembro de 2008, vocacionada para a formação e qualificação técnica de profissionais para o mercado de trabalho, até a presente data já formou nove mil e 127 técnicos nas áreas de metrologia, mecânica e produção, electricidade de mecatrónica e tecnologia de informação e comunicação. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA