Chopa Corporation implementa projecto de mais de USD 5 milhões

Florêncio M. Conceição - Director Geral da Chopa Corporation (Foto: Afonso francisco)

Um projecto de produção de peixe (tilápia) em tanques cavados, avaliado em mais de cinco milhões de dólares, está a ser implementado no sector de Cassaque, comuna de Calumbo, município de Viana, província de Luanda, pela empresa angolana Chopa Corporation.

Com uma área de 24 hectares, oito dos quais cobertos com lâmina de água para a produção de peixe, seis para engorda e dois para a criação de alevinos, o projecto propõe-se produzir 120 toneladas de peixe /mês.

O investimento suporta também a construção de um laboratório para reprodução sexual de peixe, fábrica de ração e uma área de beneficiamento (abate, empacotamento em caixas).

Em entrevista à Angop, o director geral da empresa, Florêncio Conceição, disse que o projecto está a ser implementado com fundos próprios, há mais de dez anos, mas para a sua conclusão total são necessários cerca de 500 mil dólares, dos quais 250 seriam investidos em equipamentos.

A outra parte da verba, prosseguiu, seria para melhorar a capacidade de bombeamento de água, operacionalizar a fábrica de ração, aumentar a capacidade da área de expedição de alevinos e para alguns complementos na unidade de beneficiamento.

O montante destina-se igualmente ao melhoramento da zona paisagistica do projecto, a acomodação correcta das áreas de escoamento de água e de distribuição do produto.

A empresa, segundo ainda o seu gestor, necessita por ano de cerca de cinco milhões de dólares para a aquisição de ração, ou seja, cerca de 400 mil dólares/mês.

O responsável fez saber que para a produção de peixe exige-se um bom clima e boa terra (com uma percentagem considerável de argila de maneira a garantir a impermeabilidade da área de cultivo), água em quantidade e qualidade e, para quem vai produzir em tanques, redes e água corrente.

Com cerca de 33 funcionários, a empresa Chopa Corporation produz, neste momento, cerca de 40 toneladas de peixe/mês (tilápia) e dois milhões de alevinos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA