Centro de formação Tecnológica do Rangel poderá ser aberto em 2017

Gilberto Figueira - Director Geral do CINFOTEC (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)

O futuro Centro Integrado de Formação Tecnológica do Rangel, que poderá entrar em funcionamento em 2017, vai ministrar cursos de energias renováveis, maquinas, fluidos e tecnologia actualizável.

Segundo o director geral do Centro Integrado de Formação Tecnológico (CINFOTEC), Gilberto Figueira, durante o encontro promovido pela administração do Distrito Urbano do Rangel aos jovens de associações locais, a instituição terá uma componente formativa também em mecânica, transporte, logística, tecnologia de informação e comunicação e electricidade.

O centro tem a estimativa de atender 631 formandos por turno, devendo no primeiro ano funcionar apenas no período diurno.

“ É preocupação do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social que, no mais curto espaço de tempo, o centro entre em funcionamento, pois apesar da unidade de formação feminina e a do São Domingos Sávio, esta nova unidade vai aumentar a capacidade formativa do distrito”, esclareceu.

Neste momento as obras do centro integrado encontram-se bastante avançadas, em fase de acabamento, seguindo-se a parte de apetrechamento das oficinas, laboratório e administração, só depois será marcada uma data indicativa para abertura e entrada em funcionamento.

Gilberto Figueira explicou que está ser feito um levantamento dos custos de formação e em função disto estimar-se o valor da comparticipação das pessoas interessadas em frequentar os cursos.

“ Mas a partida estará aberto para a comunidade com preços bonificados, porque além da comparticipação dos cidadãos, terá grande apoio do governo que vai cobrir a maior parte dos custos”especificou.

Acrescentou ainda que o centro estará também virado para atender as empresas que pretenderem capacitar os seus trabalhadores, fazendo um atendimento especial em que os conteúdos estarão ajustados às necessidades especificas destas instituições .

Inaugurada em 2008, o CINFOTEC é o único centro no país de nível IV, vocacionado à formação no domínio das tecnologias aplicadas e qualificação técnica dos profissionais para o mercado de trabalho.

O CINFOTEC é uma iniciativa do Governo de Angola, criada com o objectivo de alargar e desenvolver a sua linha de intervenção, aumentando a rede de oferta formativa no âmbito nacional, dentro da estrutura de operadores do Sistema Nacional de Formação Profissional. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA