Bié: Governador quer ensino superior nos municípios

álvaro Manuel de Boavida Neto, Governador do bié (Foto: Aurélio Segunda)

A criação de núcleos do ensino superior nos municípios do Andulo e Camacupa foi apresentada hoje, quinta-feira, no Cuito, pelo governador do Bié, Álvaro Manuel Boavida Neto, com forma de assegurar a formação dos quadros nas localidades de origem e consequentemente o progresso da região.

Boavida Neto, em declarações à Angop à margem da realização das VIII jornadas científicas da Escola Superior Pedagógica,afirmou que a intenção é contrapor a fuga de quadros nos municípios, que, depois de concluírem a formação média, procuram dar sequência a formação no Cuito e em outros pontos do país, onde muitos acabam ficar definitivamente.

No entender do governante, é desejo da juventude local contribuir na edificação da Nova Angola, partindo, essencialmente, no ensino superior de qualidade e que corresponde aos planos de desenvolvimento do país.

Na província do Bié existem duas instituições de ensino superior, sendo a Escola Superior Politécnica do Bié, criada há cinco anos como resultado das transformações registadas no sector, através do decreto nº7/09. Possui 12 salas de aulas com capacidade para 45 estudantes cada, quatro laboratórios, auditório, biblioteca, cantina universitária, área de lazer, entre outros compartimentos.

Lecciona os cursos de Comunicação Social, Engenharia de Recursos Hídricos, Psicologia Clínica e Engenharia Informática, Enfermagem Geral e de Contabilidade e Gestão, as aulas são asseguradas por 60 docentes (angolanos e estrangeiros).

.Já na Escola Superior Pedagógica do Bié se leccionam os cursos de Psicologia, Matemática, Física, Educação Física e Desportos, Pré-escolar, Educação Primária, Geografia e Biologia.

Criada em 2005, no âmbito do programa de expansão do ensino superior em Angola, já formou mais de 170 licenciados em ciências de educação. Controla mais de dois mil estudantes, 87 professores (angolanos e estrangeiros), sendo três Professores Doutores. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA