Benguela: Quadros da Saúde capacitados sobre gestão de cadeias de frio na Ganda

Quadros da Saúde capacitados na Ganda (Foto: António Lourenço)

Cinquenta funcionários de unidades sanitárias e do Programa Alargado de Vacinação (PAV) no município da Ganda, província de Benguela, concluíram quarta-feira uma acção formativa de refrescamento em matéria de gestão de cadeias de frio.

A acção formativa, com duração de três dias, foi promovida pelo sector municipal da Saúde, em parceria com a ONG americana Catholic Relief Servic (Crs), e visou actualizar os quadros sanitários para maior acutilância na obtenção de conhecimentos capazes de prevenir doenças frequentes no seio das comunidades.

Os participantes trataram de questões atinentes à introdução de novas vacinas, sua conservação, gestão, planificação, administração e manuseamento dos equipamentos.

Falando no acto de encerramento do evento, o chefe provincial para cuidados primários de saúde em Benguela, Américo Magna Daniel, realçou a importância da formação para a melhoria da prestação de serviços sanitários junto das comunidades.

Américo Magna Daniel defendeu a extensão do PAV em todas as localidades, criando equipas móveis e avançadas nas áreas onde não há postos fixos de vacinação, de modo a que os serviços de saúde estejam cada vez mais próximos da população.

Para o responsável da saúde pública, a malária continua a ser uma das doenças mais frequentes na região, devendo ser intensificadas acções formativas para o reforço da vigilância epidemiológica.

Referiu que a febre-amarela, que causou várias vítimas, está controlada na província, tendo o sector vacinado populações de oito municípios, dos 10 controlados na província, faltando apenas Ganda e Caimbambo.

Afirmou que, tão logo haja condições técnicas e logísticas, o sector vai avançar com a campanha de vacinação nesses dois municípios em falta, havendo agora uma redução considerável da doença, fruto das acções realizadas em termos de triagem ou vigilância epidemiológica a todos os níveis. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA