Assalto final à febre-amarela começa sexta-feira

Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela (Foto: Joaquina Bento)

Uma campanha de vacinação denominada “Assalto final à febre-amarela” começa na próxima sexta-feira, 15 de Julho, com o objectivo de imunizar mais de 400 mil luandenses que não foram abrangidos nas etapas anteriores.

Em entrevista à Angop, hoje, terça-feira, a directora do Gabinete provincial da saúde de Luanda, Rosa Bessa, disse que, pelo número de pessoas já vacinadas, espera-se que nesta última etapa todos os citadinos sejam abrangidos e a febre-amarela erradicada da capital angolana.

Por isso, apela a participação de todos, em especial daquelas pessoas que ainda não foram vacinadas, pois a transmissão contínua traz um risco para economia do país e, principalmente, para a Província de Luanda, visto possuir as principais entradas internacionais, aérea, marítima e terrestre.

Acrescentou que a campanha, cujo acto de lançamento terá lugar no Campo da Administração do Distrito do Kilamba Kiaxi, vai decorrer até 19 de Julho e abrangerá pessoas residentes nos bairros e sectores dos municípios e distritos da Província de Luanda que ainda não foram vacinadas.

A Província de Luanda registou desde o dia 21 de Junho do corrente ano 489 casos confirmados de febre-amarela, com 211 óbitos.

Os resultados da vacinação contra a doença apontam que 92 porcento da população já foi vacinada desde o início das actividades de imunização, em Fevereiro último, mas, entretanto, a transmissão da doença é evidenciada diariamente nas unidades sanitárias.

Esta situação levou a que o Ministério da Saúde solicitasse que o Gabinete provincial de saúde de Luanda organiza-se mais uma campanha de vacinação nas áreas de baixa cobertura vacinal ou em áreas com casos confirmados da doença.

A Campanha visa informar a população sobre o risco da não vacinação, os sinas e sintomas da Febre Amarela, bem como melhorar a comunicação e mobilização social sobre a importância da vacinação, focalizando as acções na comunidade. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA