Angola participa na análise da Nova Agenda Urbana Mundial

Branca Manuel da Costa Neto do Espírito Santos, Ministra do Urbanismo e Habitação (Foto: Francisco Miudo)

Representantes de 120 países estão a analisar desde segunda-feira, na cidade de Surabaia, Indonésia, o projecto da Nova Agenda Urbana Mundial, que será aprovado na próxima Cimeira das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III).

Angola faz-se representar por uma delegação chefiada pela ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, integrada pelos directores nacionais do Ordenamento do Território e Urbanismo e de Intercâmbio, respectivamente, Manuel Zangui e Eunice Inglês.

A directora do Intercâmbio do Ministério do Urbanismo e Habitação (MINUHA), Eunice Inglês, disse que a reunião designa-se PrepCome III (sessão preparatória da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Urbano Sustentável) e terá a duração de três dias, com uma agenda que inclui debates e painéis sobre questões de interesse global, sendo esta a última oportunidade de apreciação do projecto da Nova Agenda Urbana.

Explicou que a cimeira Habitat III decorrerá na cidade de Quito, Equador, de 17 a 20 Outubro próximo e visa engajar os estados no desafio de urbanização, para fazer face ao impacto global do movimento de populações do meio rural para as cidades.

A primeira sessão preparatória da Cimeira das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) foi em Nova York (EUA), em Setembro de 2014, enquanto a segunda decorreu em Fevereiro último, na cidade de Abuja (Nigéria).

A realização da Conferência Habitat III decorre da resolução 66/207, que visa dinamizar o compromisso global de urbanização sustentável, para a implementação de uma Nova Agenda Urbana. As Conferências da ONU sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano realizam-se a cada 20 anos.

A Habitat I, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos, realizou-se na cidade de Vancouver (Canadá), de 31 Maio a 11 de Junho de 1976.

A Habitat II, a segunda Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos, foi realizada em Istambul (Turquia), de 3 a 14 de Junho de 1996.

A Conferência Habitat III será o marco global das Nações Unidas, que constituirá o compromisso dos Estados para a adopção da Nova Agenda Urbana pós-2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA