Zaire: Responsável quer pescadores artesanais organizados em cooperativas

Maria Antónia Nelumba - secretária de Estado das Pescas (Foto: Kynda Kyungu/Arquivo)

A secretária de Estado das Pescas, Maria Antónia Nelumba, encorajou hoje, terça-feira, os pescadores artesanais do município do Nzeto, província do Zaire, a organizar-se em cooperativas como primeiro passo para beneficiarem de incentivos do Governo.

Em declarações à imprensa, depois de visitar o projecto de aquicultura de Seka, localizado a 10 quilómetros da vila do Nzeto, a responsável sublinhou que só é possível dar apoio aos pescadores artesanais que estão devidamente organizados.

Na ocasião, os pescadores apresentaram como principais dificuldades a falta de ferramentas de pesca para o exercício da sua actividade, incluindo embarcações.

Quanto a ponte cais de material rústico, em construção desde Outubro de 2015 na costa marítima local e cujas obras estão paralisadas, a empreiteira garante que os trabalhos poderão ser retomados em breve, devendo concluir em Outubro próximo.

A secretária do Estado das Pescas iniciou uma visita de trabalho de três dias à província do Zaire, durante a qual vai constatar o funcionamento do sector que dirige nos municípios do Nzeto, Mbanza Congo e Soyo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA