Zaire: Educação no Tomboco necessita de 130 professores para I e II ciclos

Professores em seminário sobre planificação de aulas no município dos Bundas (Foto: David Dias)

Cento e trinta professores para o I e II ciclos de ensino secundário são necessários no município do Tomboco, província do Zaire, para cobrir a rede escolar existente na região, informou hoje, sexta-feira, o director da repartição municipal da educação, Pedro Seque.

Em declarações à Angop, a fonte assegurou que as 46 vagas para professores do I e II ciclos atribuídas a repartição municipal da educação para o ingresso de novos docentes no sector estão longe de corresponder com a demanda.

Disse haver uma crescente demanda de professores para este nível devido a abertura de novas salas, neste ano lectivo, nas comunas de Kinzau, Kinsimba e Sede.

“Achamos melhor implantar o I e II ciclos de ensino secundário nas comunas de Kinzau e Kinsimba para evitar a deslocação para a sede municipal do Tomboco dos alunos que terminam o ensino primário”, referiu.

Solicitou as entidades ligadas ao sector da educação na província para que nos próximos concursos públicos de ingresso de novos de professores sejam tidas em conta as necessidades de cada município.

No total 80 vagas para professores do primeiro nível ao II ciclo de ensino secundário foram atribuídas para o sector da educação no município do Tomboco, no presente concurso público.

Com uma rede escolar composta por 28 estabelecimento de ensino, o sector da educação em Tomboco conta com um corpo docente constituído por 411 professores. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA