Responsável do DIFAMU enaltece Workshop sobre protecção aos grupos vulneráveis

Cuando Cubango: Florinda Cassanga - Directora da Família e Promoção da Mulher (Foto: Armando Morais)

A directora provincial da Família e Promoção da Mulher no Cuando Cubango, Florinda Cassanga, enalteceu quarta-feira, nesta cidade, a realização do Workshop sobre protecção aos grupos vulneráveis, por apresentar uma abordagem específica e multissectorial de interesse colectivo, para a consciencialização da sociedade na luta contra a violência doméstica e na protecção de refugiados e requerentes de asilo.

Ao intervir no acto de abertura do referido workshop, em colaboração com a Agência das Nações Unidas para o Refugiado (ACNUR), Florinda Cassanga afirmou que acto vai reforçar a capacitação dos agentes policiais, representantes do governo, procuradoria, autoridades tradicionais, sociedade civil, comunidades de refugiados e representantes de asilo residentes na província, sobre as medidas de protecção contra violência doméstica.

Referiu que durante o referido seminário será feita uma abordagem exaustiva em torno dos direitos, deveres dos refugiados e requerentes de asilo, ao abrigo das convenções internacionais, da Constituição de Angola e das leis ordinárias.

Fortalecer os conhecimentos dos agentes dos órgãos da Policia Nacional, Procuradoria, Sociedade Civil, comunidades dos refugiados e requerentes de asilo na província sobre as medidas de protecção no âmbito de combate à violência doméstica, baseada no género, o HIV/SIDA, bem como apresentar os direitos e obrigações.

Sublinhou que o seminário vai igualmente capacitar os presentes em matérias ligadas a protecção e os princípios das convenções internacionais ratificadas pelo Estado angolano e a legislação interna sobre o direito ao asilo, assim como o estatuto do refugiado. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA