Representantes da Europa e EUA informados sobre cimeira dos Grandes Lagos

Joaquim do Espírito Santo - Director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores (Foto: Joaquina Bento)

O director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais, embaixador Joaquim do Espírito Santo, reuniu-se na sexta-feira (17) com representantes de países da União Europeia mais os EUA, para lhes informar sobre os resultados da VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Segundo uma nota de imprensa da Direcção de Comunicação Institucional e de Informação do Ministério das Relações Exteriores, chegada hoje à Angop, a conferência realizou-se no dia 14 de Junho, em Luanda.

Estiveram a conversar com o embaixador Espírito Santo, a Embaixadora Helen La Line (EUA), Ahmet Thsan Kizitan (Turquia) Benedickt Gubler (Suíça), Lena Sunch (Suécia), Willen Aalmans ((Países Baixos), Claudio Miscia (Itália) e Julia Olmo (Espanha).

A reunião de esclarecimentos, que decorreu no edifício II do Ministério das Relações Exteriores, contou ainda com a presença de representantes das embaixadas da Alemanha, Bélgica, França, Portugal, Reino Unido, Roménia e Noruega.

Durante a sua alocução, o director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais disse aos presentes que os Chefes de Estados e de Governo da CIRGL dedicaram particular atenção à situação política vigente nos cinco países, designadamente no Burundi, na República Centro Africana, RDC, Sudão e Sudão do Sul.

O embaixador Joaquim do Espírito Santo informou também, aos representantes dos países da União Europeia em Angola e à Embaixadora dos EUA, que foi nomeado um novo Secretário Executivo da organização regional, o queniano Zachary Muburi-Muita, que assumiu o cargo para um mandato de quatro anos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA