Pugilista angolano derrota polaco no apuramento aos Jogos Olímpicos

Pedro Gomes, medalha de bronze em boxe nos Jogos Pan-africanos (Foto: Foto Cedida)

O pugilista angolano Pedro Gomes venceu hoje, em Baku, o polaco Mateusz Tomasz Polski na estreia no torneio mundial de boxe qualificativo aos Jogos Olímpicos do Brasil, que se disputa desde quinta-feira na República do Azerbaijão.

Depois deste triunfo por 3-0 na pontuação, o angolano defronta o holandês Enrico Lacrus, para tentar atingir as meias-finais da competição, que lhe garante o acesso as olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

O campeão angolano da categoria de 60 quilogramas está a ser orientado pelo seleccionador nacional, o cubano Henrique Carrion.

Prevê-se ainda a participação neste evento dos pugilistas Miguel Kemba (49 kg), Francisco Gomes (64kg), Memeame Mbimbi (81kg), Ntumba Silva (91kg) e Ferdinando Pedro (+91kg), cuja deslocação a Bakú prende-se a situação financeira, segundo o presidente da federação de boxe, Carlos Luís.

O torneio tem termo previsto para o próximo dia 25.

Angola falhou a presença na prova qualificativa africana (pré-olímpico), em Abril, nos Camarões, igualmente por razões financeiras.

O boxe angolano esteve representado nos Jogos Olímpicos de Londres2012, pelo pugilista Ntumba Silva, que fora desqualificado por faltar a sessão de pesagem obrigatória. A modalidade marcou presença também nos jogos olímpicos de Moscovo, em 1980, e Barcelona em 1992.

Para o Rio de Janeiro2016, estão já apurados o andebol, judo, natação, remo e vela. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA