Produção industrial regista variação de 6,7% em 2015 – INE

Interior da fábrica de ferragens (Foto: Pedro Parente/Arquivo)

O Índice de Produção Industrial de Angola registou, em 2015, uma variação positiva na ordem dos 6,7 porcento em relação ao ano de 2014, segundo resultado do inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os resultados, o Índice de Pessoas ao Serviço durante este período de referência apresentou uma variação de 0,6 porcento em relação ao ano anterior, enquanto o Índice das Horas Trabalhadas no mesmo período cresceu 1,4 porcento comparativamente ao ano de 2014.

Analisando o IPI por tipo de bens, verificou-se que os bens intermédios tiveram variação negativa na ordem dos 3,5%, quando comparados ao ano de 2014. Os bens de consumo e os produtos de energia registaram um crescimento em 2015 com relação ao ano anterior, na ordem de 5,6% e 7,5%, respectivamente.

Por ramo de actividade económica, no mesmo período verificou-se que as “Indústrias Extractivas” foram as que maiores variações tiveram com 7,5% comparado com o ano de 2014, seguida da “Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Água” com 5,1% e “Indústrias Transformadoras” com 1,9%.

Com relação ao Pessoal ao Serviço, as “Indústrias Transformadoras” e a “Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Água” aumentaram 0,9% e 0,7%, respectivamente, enquanto as “Indústrias Extractivas” apresentaram um decréscimo de 0,5%.

Quanto ao Índice de Horas trabalhadas, as “Indústrias Transformadoras” tiveram uma variação de 1,8% comparado com o ano anterior, seguida da “Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Água” com 0,4% e as “Indústrias Extractivas” com 0,2%. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA