Presidente da República avalia requalificação do Sambizanga

Chefe de Estado Jose Eduardo dos Santos ( ARQUIVO) (Foto: Francisco Miudo)

O grau de implementação do programa de reconversão e requalificação urbanística do distrito urbano luandende do Sambizanga está a ser avaliado numa visita de trabalho que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, efectua no fim da manhã desta sexta-feira, naquela localidade.

O projecto, segundo dados oficiais, visa criar melhores condições de habitabilidade, através da requalificação urbana, dando uma nova imagem àquela área, instalando equipamentos sociais e económicos e deverá envolver o realojamento de 22 mil famílias da zona do Sambizanga e mais 3 mil do Bairro Operário.

A metodologia definida para a implementação da estratégia de reconversão urbana consiste numa primeira fase, e de forma genérica, na urbanização de uma área disponível (sem ocupação) com objectivo de acomodar a população residente nas áreas circunvizinhas.

Esta estratégia permitirá edificar novas urbanizações de forma faseada, nas áreas libertas após a transferência da população dos espaços degradados.

O método, apelidada de “bola de neve”, permitirá que a estratégia definida para reconversão urbana se configure num ciclo de acções sustentáveis, servindo de exemplo para a intervenção noutras localidades.

O Chefe de Estado já visitou outras vezes o projecto, tendo na última, realizada no ano passado, apelado para a necessidade de intervenção do sector privado, sobretudo na promoção e desenvolvimento do sector imobiliário para a construção de casas para diferentes níveis de rendimento.

Aconselhara, na altura, uma melhor gestão dos solos através do direito de superfície que permitiria a implementação de programas de urbanismo e a angariação de recursos para financiar o sector imobiliário.

Sambizanga é um dos seis distritos dos municípios de Luanda, na província angolana com o mesmo nome,

O Sambizanga tem 14,5 quilómetros quadrados e cerca de 244 mil habitantes. Limita a Oeste com o Oceano Atlántico, a Norte com o município do Cacuaco, a Leste o município do Cazenga e a Sul com os distritos urbanos da Ingombota e Rangel

O distrito é constituído pelas comunas da Sambizanga, Bairro Operário e Ngola Kiluanje. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA