Presidente da RDC chega a Luanda

Chegada do PR da RDC, Joseph Kabila (Foto: Francisco Miudo)

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, chegou hoje, terça-feira, a Luanda, onde vai participar na 6ª Cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a ter lugar na capital do país.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista congolês, o último Chefe de Estado a chegar a Luanda, recebeu cumprimentos de boas vindas do ministro das Agricultura, Afonso Pedro Canga, do governador provincial de Luanda, Higino Carneiro, e de outras individualidades.

A 6ª Cimeira de Chefes de Estado e Governo da CIRGL que vai decorrer sob o lema “Aceleremos a efectiva implementação do pacto e seus protocolos para maior democracia e estabilidade na região dos Grandes Lagos”, vai analisar, entre outros assuntos, informações actualizadas sobre a situação de segurança dos membros da organização e aprovar o orçamento do órgão para o período 2016/2017.

Para participar no encontro estão já em Luanda, os presidentes do Uganda, da República do Congo, da África do Sul e do Quénia, respectivamente Yoweri Museveni, Denis Sassou Nguesso, Jacob Zuma e Uhuru Kenyatta.

Para o mesmo efeito chegaram também à capital do país o primeiro vice-presidente do Burundi, Gaston Sindimwo, o primeiro-ministro da RCA, Simplice Sarandji, bem como o vice-presidente do Sudão, Hassabo Mohamed.

Criada em 1994, após conflitos que se registaram na região, a CIRGL é constituída por Angola, Burundi, Zâmbia, República Democratica do Congo (RDC), República Centro African (RCA), República do Congo, Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão do Sul, Sudão e Tanzânia. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA