Presidenciais marcadas para 2 de Outubro em Cabo Verde

Palácio da Presidência de Cabo Verde, na cidade da Praia (RFI/Liliana Henriques)

As eleições presidenciais vão realizar-se no próximo dia 2 de Outubro anunciou esta tarde o Presidente da República de Cabo Verde através de um comunicado. A escolha desta data foi anunciada alguns dias depois do presidente Jorge Carlos Fonseca de se ter reunido com os partidos políticos, organizações da sociedade civil, a CNE assim como o Conselho da República.

Ao dar conta de uma “quase unanimidade” na escolha desta data e ao referir que foi pautada por “preocupações de ordem logística e operacional suscitadas pela CNE”, Jorge Carlos Fonseca declarou ainda que esta opção foi igualmente guiada pela necessidade “de se estabelecer um certo afastamento entre as eleições para os órgãos municipais, marcadas para o dia 4 de Setembro próximo, e as eleições para o Presidente da República”.

Refira-se que ao ser questionado pela imprensa sobre uma eventual recandidatura a um segundo mandato, o presidente Jorge Carlos Fonseca, eleito com o apoio do MPD em 2011, não teceu comentários. A constituição cabo-verdiana autoriza o Presidente da República a efectuar um número máximo de dois mandatos de 5 anos.

Com a marcação para 2 de Outubro das presidenciais, fecha-se assim um ciclo eleitoral denso este ano em Cabo Verde, com a realização das legislativas a 20 de Março das quais o MPD saiu vitorioso e a perspectiva das autárquicas marcadas para o próximo 4 de Setembro. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA