Portugueses de França felizes com visita de Rebelo de Sousa

Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimenta a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo l (DR)

Os portugueses residentes em França sentem hoje uma alegria fora do comum, pois é a primeira vez que um Presidente da República portuguesa vem celebrar o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portugueseas com eles. Marcelo Rebelo de Sousa, recentemente eleito, decidiu visitar a comunidade lusa presente em terras gaulesas, celebrar aqui o dia 10 de Junho, e prestar homenagem à mais importante comunidade portuguesa residente fora de Portugal.

Ontem, dia 10 de Junho, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, em companhia do Primeiro – ministro António Costa, elogiou a coragem dos portugueses que emigraram para França, e disse-lhes que são “dos melhores de todos”.

O discurso do 10 de Junho, pronunciado no Salão de Festas da Câmara Municipal de Paris, centrou-se na ligação entre Portugal e França, e no papel da comunidade portuguesa neste país.

Esta manhã, o Presidente português fez um discurso de exaltação nacional no lugar do antigo bairro de lata de Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, perante centenas de emigrantes portugueses e lusodescendentes, numa cerimónia de homenagem ao antigo autarca de Champigny, Louis Talamoni. Rebelo de Sousa afirmou que “grande país só há um : Portugal”.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o seu Primeiro-ministro, António Costa, continuaram hoje a visita à comunidade portuguesa radicada em Paris e nos arredores, tendo -se deslocado igualmente ao cemitério português de Richebourg, onde estão sepultados os soldados que morreram na triste batalha de La Lys, a 9 de Abril de 1918. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA