Porque nunca deve vestir a roupa nova antes de a lavar

(DR)

Estudo revela que as roupas que acaba de comprar estão cheias de germes e recomenda que se proteja lavando-as antes de as usar pela primeira vez.

Há cerca de uma ano o professor de dermatologia Dr. Donal Belsito já avisava para os riscos de vestir a roupa nova sem a ter lavado antes, mas agora um estudo comprova o que a roupa nova pode ter – e são boas razões para nunca a vestir sem lavar.

Compra um vestido novo ou umas calças e só pensa em vesti-los logo na mesma noite ou no dia seguinte. Mas lava-os primeiro? Se não, devia.

Segundo um estudo realizado pelo Dr. Philip M. Tierno, diretor de microbiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Nova Iorque – em que testou várias peças têxteis – a roupa que compra nas lojas está suja, tem bactérias e germes, vestígios de produtos químicos que lhe podem provocar alergias e ainda secreções respiratórias, flora da pele e alguns vestígios de flora fecal.

O especialista avisa que estas substâncias podem ‘sobreviver’ nas peças de roupa durante semanas ou até meses e que quando usa as peças de roupa novas pro lavar, as bactérias e germes podem acumular-se em zonas como as axilas ou as nádegas ou coxas, podendo provocar alergias cutâneas e irritações.

A melhor solução é mesmo lavar sempre a roupa antes de a usar pela primeira vez, lavar bem as mãos e até tomar banho depois de ir às compras e ter experimentado roupa nas lojas. (Noticias ao Minuto)

por Vânia Marinho

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA