Património cultural natural fonte de recurso de diversificação da economia-Ministra da Cultura

Carolina Cerqueira, ministra da cultura (Foto: Rosário Dos Santos)

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, destacou domingo, em Luanda, o património cultural natural como uma potencial fonte de recursos para a economia angolana e que pode contribuir para a sua diversificação e geração de emprego para os jovens.

Em entrevista ao canal de televisão CCTV à margem da Conferência Mundial do Ambiente que decorre em Luanda, Carolina Cerqueira ressaltou o efeito negativo que os conflitos armados e as catástrofes naturais provocam ao ecossistema e ao ciclo de desenvolvimento da fauna selvagem pelo facto de impulsionar de forma agressiva e como auto defesa o êxodo das espécies animais e a destruição e extinção de grandes reservas da flora natural.

A ministra ressaltou, por outro lado, a política do Executivo Angolano na conservação, protecção e desenvolvimento das espécies, algumas em extinção e que constituem igualmente uma reserva cultural que devem ser conservadas e protegidas por constituírem um peso importante na economia cultural e desenvolvimento do turismo nacional.

Sobre as áreas de interesse turístico cultural a serem priorizadas pelos turistas, Carolina Cerqueira referiu-se às inúmeras belezas naturais de Angola, as reservas hídricas, florestais, às aglomerações ribeirinhas e à riqueza etnolinguística das comunidades das zonas transfronteiriças que partilham aspectos culturais comuns com os países vizinhos, cujos hábitos e costumes reflectem a vivência e história dos seus respectivos povos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA