Otan vai posicionar quatro batalhões em países bálticos e Polónia

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (afp_tickers)

Os ministros da Defesa da Otan decidiram posicionar quatro batalhões em três países bálticos e na Polónia, anunciou o secretário da Aliança, Jens Stoltenberg.

“Concordamos em mobilizar, de maneira rotativa, 4 batalhões multinacionais robustos nos países países bálticos na Polónia”, informou.

“Isso enviará um claro sinal de que a Otan está disposta a defender todos os aliados em caso de agressão”, declarou Stoltenberg ao apresentar o programa da reunião ministerial desta terça e quarta-feira em Bruxelas.

A decisão de enviar tropas aos países do leste da Aliança, vista por Moscovo como uma provocação, será tomada pelos 28 ministros da Defesa nesta terça, apesar de a composição desses batalhões ainda não estar definida.

Esta mobilização completa uma série de medidas tomadas desde o início da crise na Ucrânia, em 2014, para aumentar a reacção das forças aliadas e acalmar os membros da Otan que compartilham a fronteira com a Rússia.

Os chefes de Estado e de Governo dos 28 membros da Aliança ratificarão esta decisão na cúpula que realizarão em Varsóvia, em 8 e 9 de Julho. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA