Morreu Alvin Toffler, autor de ‘Terceira Vaga’

Alvin Toffler (Foto: REUTERS/Fred Prouser)

Tinha 87 anos e vivia em Los Angeles. As suas obras são marcadas pela predição de alguns futuros – que acabaram mesmo por acontecer.

O escritor norte-americano Alvin Toffler, morreu no início da semana em Los Angeles, aos 87 anos de idade. Foi a sua empresa de consultoria, a Toffler Associates, que deu a notícia, tendo-se escusado a revelar quer a causa da morte, quer a demora em anunciar a morte do escritor.

Autor de livros como ‘A Terceira vaga’ ou ‘Choque de futuro’, Toffler, nascido em Nova Iorque em Outubro de 1928, esteve sempre a meio caminho entre a escrita criativa e o ensaio sobre o futuro. Pouco reconhecido como estilista da escrita, os seus livros versaram temas do futuro: o progresso do capitalismo, o lugar da história nas sociedades ou a forma como o homem social se iria, no futuro, relacionar entre si.

Conhecedor de temas científicos, as suas obras eram uma mistura muito apreciada entre o realismo do possível mas ainda não existente ao melhor estilo de Júlio Verne e as evidências sociais com vestimentas de tese doutrinária de John Kenneth Galbraith.

O seu livro mais famoso, ‘Choque de futuro’, publicado em 1970 e que vendeu mais de 15 milhões de exemplares, versou sobre as mudanças sociais esperadas para o mundo e conseguiu mesmo ser tema de conversas globais nas mais diversas paragens, seu último livro, ‘Riqueza revolucionária’ já foi editado há cerca de dez anos. (diarioeconomico)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA