Malanje: Governador constata andamento de obras no município de Malanje

Governador de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” (Foto: José Falso)

O governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, constatou neste sábado algumas obras de impacto social em curso no município de Malanje, tendentes a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Durante a jornada de campo, Kwata Kanawa avaliou as obras de construção da mediateca provincial, iniciadas em 2014, um projecto de âmbito central, inserido na rede de mediatecas de Angola (REMA), cuja conclusão está prevista para finais deste ano.

O governador visitou ainda as obras de reabilitação e ampliação da escola nº 1235 do Bairro Ritondo, que decorrem há mais de um ano, com patrocínios do Banco Nacional de Angola, padrinho da instituição, um gesto que visa conferir maior condições de aprendizado às crianças e de trabalho ao corpo docente e administrativo.

A actividade do governador resultou igualmente em visitas as obras de construção de trezentas residências no Bairro Voanvoala, na cidade de Malanje, destinadas a quadros e técnicos do governo provincial, juventude e interessados a adquirirem em regime de renda resolúvel, no âmbito do programa nacional de urbanismo e habitação.

O programa de trabalho reservou também constatação das obras de terraplanagem terminadas na semana passada, do troço que dá acesso ao mercado informal da xawande, até então em avançado estado de degradação, cuja iniciativa da administração municipal de Malanje, visa proporcionar maior fluidez e conforto no tráfego por parte dos utentes do mercado e automobilistas.

A visita terminou na estação experimental de aquicultura da localidade de Camibafo, um investimento do Executivo virado a reprodução e venda de peixes de várias espécies, bem como apoio ao projecto de piscicultura familiar do governo de Malanje.

Ao falar à margem da visita do governador, o porta-voz do governo de Malanje, Manuel Carvalho da Costa, disse que o grau de execução das empreitadas, não obstante alguma morosidade, satisfaz o governo provincial, na medida em que se prevê a conclusão este ano da escola 1235 e a distribuição de parte das 80 primeiras das 300 casas aos seus beneficiários.

Fez saber que do número global, 160 já estão erguidas e as 80 começam já a ser entregues ainda este mês aos funcionários públicos do município de Malanje, das quais 30 por recai para a juventude, enquanto relativamente à mediateca provincial disse haver garantias da empreiteira de entrega dentro de seis meses.

Por sua vez, o administrador municipal de Malanje, Osvaldo Naval dos Santos, disse que à semelhança da terraplanagem da estrada de acesso ao mercado da Xawande, os troços que ligam a cidade de Malanje aos bairros da Maxinde, Catepa e Canâmbua, vão igualmente receber obras do género a partir dos próximos dias

“Já se concluiu a melhoria do acesso ao mercado da Xawande e agora decorre a terraplanagem do troço principal do bairro maxinde em direcção ao ex-mercado do Cabulo”, frisou, acrescentando que o governador manifestou-se satisfeito com a qualidade do trabalho prestado, embora seja de carácter paliativo, enquanto aguarda-se por obras definitivas, incluindo asfaltagem, no âmbito do programa do Executivo de infra-estruturas integradas para a cidade de Malanje. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA