Lunda Sul: Saurimo vai registar restrições no fornecimento de energia eléctrica

Manutenção das turbinas da barragem hidro-elétrica de Chicapa provoca restrições no fornecimento de energia (Foto: Pedro Parente)

Os bairros periféricos da cidade de Saurimo, nomeadamente Acampamento, Verde, txisainga1 e 2, vão registar a partir do dia 20 do mês em curso, restrições no fornecimento de energia eléctrica da barragem hidroeléctrica de Chicapa, devido os trabalhos de manutenção que serão feitos.

O anúncio foi feito hoje, sexta-feira, em Saurimo, pelo responsável em exercício da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) na Província da Lunda Sul, Bruno Txipembe, tendo salientado que as restrições vão decorrer pelo facto de duas turbinas, das quatro que compõe a central da hidro-chicapa, entrarem em manutenção, num período de três meses.

Bruno Txipembe acrescentou que os referidos bairros serão penalizados pelo facto dos mesmos beneficiarem de energia eléctrica da linha da referida central eléctrica.

Fez saber que já foi gizado em plano para o arranque do sistema de restrições, na qual das 24 horas de consumo de energia eléctrica anteriormente, o consumidor terá apenas 12 horas.

A Barragem hidroeléctrica de Chicapa inaugurada em 2008, localiza-se á 12 quilómetros de Catoca e 24 de Saurimo, tem 16 megawatts de potência instalada, das quais quatro abastecem a cidade de Saurimo e 12 a Sociedade Mineira de Catoca.

Para além da energia produzida pela barragem hidroeléctrica de Chicapa, a cidade é igualmente abastecida por uma Central Termelétrica do Txicumina, com 11,5 megawatts de potência instalada.

Actualmente, mais de 11 mil moradores beneficiam do fornecimento de energia eléctrica, sendo que nas sedes comunais de Sombo e Mona Quimbundo, a distribuição da corrente eléctrica é feita a partir de grupos geradores. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA