Huambo: Calenga ensaia produção de milho em grande escala

Campo de cultivo de Milho (Foto: Angop)

Uma área de 500 hectares está a servir para ensaiar a produção de milho em grande escala na comuna da Calenga, município da Caála (Huambo) para a diversificação da economia local.

Em declarações hoje à Angop, a directora da repartição da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca da administração do município da Caála, Fátima André, disse que produção de milho se insere num projecto denominado “Kuendi”, afecto a um grupo empresarial angolano em parceria com os chineses.

Frisou que a área de cultivo vai aumentando de forma progressiva, até atingir mais de mil hectares.

Fátima André disse que o grupo empresarial está também a produzir outras culturas voltadas ao incremento de tubérculos, frutícolas e hortícolas diversas.

O projecto “ Kuendi” prevê, entre outros programas, a formação das famílias camponesas em matérias básicas sobre agronomia, para o aumento da produção agrícola.

Nesta perspectiva, afirmou que doze estudantes poderão ser enviados à China para serem formados em ciências agronómicas, visando uma produção com qualidade na região.

Fez saber que o grupo empresarial poderá também comprar produtos diversos das famílias camponesas, para o reforço do seu projecto de exportação.

O projecto prevê, no âmbito da sua acção social, a construção de postos de saúde e escolas na comuna da Calenga. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA