Huambo: Aberto I Congresso Eucarístico Arquidiocesano

Huambo: Dom José de Queiroz Alves - Arcebispo provincial (Foto: Júlio Vilinga)

O primeiro Congresso Eucarístico da Arquidiocese Católica do Huambo, que visa reafirmar a fé dos cristãos no sacramento da Eucaristia, foi aberto domingo, na capital provincial, durante uma celebração presidida pelo arcebispo local, Dom José de Queiroz Alves.

Na sua homilia, celebrada na Paróquia de São Pedro, arredores da cidade do Huambo, o prelado explicou que o evento constitui uma extraordinária experiência de fé, um eloquente testemunho de comunhão eclesial dos cristãos diante do mistério do sacramento da Eucaristia.

Por isso, exorta aos cristãos católicos a buscar, durante o congresso, a decorrer até o próximo 10 de Julho, novas forças de viver e de comunhão entre os irmãos, num amor fraterno e de concórdia.

É preciso que os cristãos deixem-se transformar, abstendo-se do individualismo e reforçando o espírito de Jesus, disse, acrescentando que é necessário que os cristão tenham, ao longo do evento, uma atenção especial para com os membros mais frágeis e os doentes à nível das comunidade religiosa.

No decorrer da missa, testemunhada por personalidades do governo da província, partidos políticos, membros da Polícia Nacional, autoridades tradicionais e representantes da sociedade civil, 86 crentes, entre jovens e adultos, receberam o sacramento da confirmação.

O congresso será marcado com a realização de missas especiais em todas as paróquias e centros missionários da arquidiocese, onde serão realizadas sessões de orações a favor da consolidação da paz e reconciliação nacional, estabilidade das famílias, dos pobres, doentes e pelo combate a crise económica.

Constam ainda do programa, a realização de palestras e conferências onde serão abordados temas como a “Eucaristia acreditada, celebrada e vivida”, “A nova evangelização” e a “Eucaristia e reconciliação”, assim como está prevista uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Monte, no município da Caála. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA