Duarte Nuno Vieira reeleito Presidente do Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional

(DR)

Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi reeleito por unanimidade para mais um mandato como Presidente do Conselho Científico Consultivo (Scientific Advisory Board) do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI).

A eleição teve lugar durante a última reunião deste Conselho, que decorreu na passada sexta-feira, 17 de junho, em Haia, nas novas instalações do TPI, recentemente inauguradas. Integram o Scientific Advisory Board 14 dos mais conceituados especialistas internacionais de diversas áreas forenses, dos cinco continentes, representando as principais associações neste âmbito.

Nesta reunião, o Conselho elaborou e aprovou mais dois Procedimentos Operacionais Padrão, relativos ao manuseamento forense de informação de médica e à obtenção de evidências forenses por satélite e fotografia aérea. Analisou também as intervenções operacionais forenses no terreno a desenvolver num futuro próximo, nomeadamente em África, no âmbito de alegados crimes humanitários.

Duarte Nuno Vieira preside ao Conselho Científico Consultivo do TPI desde a sua criação, em 2014. Este organismo tem por objetivo a prestação de aconselhamento científico em situações que envolvem as investigações e acusações a concretizar pelo Tribunal Penal Internacional em crimes humanitários de maior gravidade, nomeadamente crimes de guerra, crimes contra a humanidade e situações de genocídio.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA