Cuanza Sul: SIC vai intensificar o combate a luta contra drogas

(DR)

O director provincial dos Serviços de Investigação Criminal (SIC),Superintendente Chefe, Oliveira António de Almeida, disse na sexta-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, que a corporação vai intensificar o combate a luta contra drogas na região.

Oliveira António de Almeida, que falava no final de uma marcha em alusão ao 26 de Junho, Dia Internacional da Luta Contra as Drogas, disse que a província é considerada como uma das zonas de produção, em grandes quantidades, de cannabis sativa (vulgo liamba), sirumba, boy ou mesmo cangonha, tendo em conta a sua localização geográfica e suas condições climáticas, por isso, temos que combater este fenómeno que tem afectado a sociedade.

Referiu que é necessário a promoção da partilha de responsabilidade e a optimização de sinergias, com as estruturas de saúde que tem como objecto cuidar dos toxicodependentes, bem desenvolver estratégias integradas de intervenção no meio escolar, laboral, profissional, entre outros.

“Não devemos ser passivo a este mal que tem afectados muitos jovens e desestruturado muitas famílias”, frisou.

Segundo o director do SIC, a conjunção de esforços, com a realização de campanha de sensibilização, o controlo de focos de uso de drogas e a detenção dos vendedores será uma das premissas para termos uma sociedade sadia.

Disse que, desde 2015 a presente data ,foram registados 104 crimes, com 42 detidos, destes 22 com o uso de drogas, seis produtores, 24 vendedores, 50 por posse de drogas, dois por cocaína, assim como apreensão de duas mil 200 plantas e cinco quilogramas de crack.

O Dia 26 de Junho foi consagrada pelas Nações Unidas para o combate aos crimes de produção, tráfico e consumo de estupefacientes e outras substâncias psicotrópicas.

Participaram na marcha, oficiais superior da Polícia Nacional no Cuanza Sul, magistrados judicias e do Ministério Público, autoridade tradicionais ,alunos , entidades religiosas, directores de escolas e professores. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA