Candidata anti-sistema vence 1º turno de eleições em Roma (boca de urna)

(AFP)

A candidata do Movimento 5 Estrelas (M5S), que rejeita os partidos tradicionais, Virginia Raggi, lidera o primeiro turno das eleições municipais, em Roma, celebradas este domingo, segundo pesquisas de boca de urna.

Virginia Raggi, de 37 anos, obteve entre 33% e 38% dos votos, seguida de Roberto Giachetti, candidato do Partido Democrático (PD, centro-esquerda), do primeiro-ministro Matteo Renzi (entre 20% e 26%), segundo duas pesquisas da TV pública RAI e da emissora La7.

Giorgia Meloni, candidata apoiada pelo partido de ultra-direita Liga Norte, apareceria em terceiro (18,5% e 22,5%), enquanto o candidato da direita clássica, Alfio Marchini, apoiado pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, só obteria entre 10% e 14% dos votos.

Se as pesquisas se confirmarem, a capital italiana terá que celebrar um segundo turno em 19 de Junho para conhecer o nome de seu novo prefeito ou perfeita.

As eleições municipais deste domingo são consideradas um teste tanto para o primeiro-ministro, que convocou para o fim do ano um referendo sobre a reforma constitucional, e para a direita, muito dividida. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA