Basquetebol: 1º de Agosto sagra-se campeão nacional

Atletas do 1º de Agosto (Foto: Henri Celso)

O 1º de Agosto sagrou-se esta terça-feira campeão nacional de basquetebol sénior masculino, ao derrotar o Recreativo do Libolo, por 93-83, no quinto jogo dos play-off final, disputado no pavilhão Victorino Cunha.

Em vantagem de 3-1 na série de sete partidas, os “militares” cedo demonstraram atitude vencedora, ante o seu público que hoje lotou o recinto com capacidade para 1.500 espectadores.

A perder por 0-5 nos minutos iniciais, o d’Agosto teve um primeiro quarto avassalador em que conseguiu 15 pontos de lançamentos triplos, rápido chegou a primeira igualdade da partida (5-5) e não encontrou muitas dificuldades para sair a frente do placar por 28-16.

O norte-americano Tarik Qirk Say e Francisco Sousa, ambos com dois lances da linha dos 6.75 centímetros, e Islando Manuel com um notabilizavam-se nesta altura, bem acompanhados por Hermenegildo Santos e os experientes Felizardo Ambrósio e Armando Costa.

Mas os períodos seguintes foram sofríveis, pois o Libolo despertou e passou a acreditar na vitória, relançando o jogo, que além de momentos bons com “chuva” de triplos registou algum descontrolo por parte dos jogadores das duas formações, em parte devido a ansiedade.

A equipa do Cuanza Sul venceu o segundo quarto pelo parcial de 19-17, mas ao intervalo a vantagem continuava a ser do 1º de Agosto (45-35). Os “libolenses” voltaram a superar o oponente no terceiro período por 26-24, sem, no entanto, anular a vantagem deste, que ávido pela reconquista do troféu perdido há dois anos teimava em adiantar-se no placar (69-61).

O quarto e último quarto foi mais apertado ainda, obrigando os militares a imprimir maior rapidez e serenidade para poder conquistar o seu 18º título nacional. (ANGOP)

2 COMENTÁRIOS

  1. FICO FELIZ POR MAIS UM TÍTULO! O D´AGOSTO VENCEU E BEM! FOI A EQUIPA MAIS REGULAR DA FASE FINAL E A QUE MAIS PONTOS MARCOU! POR ISSO, QUEM PERDEU RECONHEÇA SÓ A DERROTA E DEIXE DE CULPAR OS ÁRBITROS PORQUE DURANTE A FASE FINAL DO BIC, OS ERROS DOS ÁRBITROS NÃO PREJUDICARAM TANTO O D´AGOSTO, COMO OS ADVERSÁRIOS! O QUE FALOU MAIS ALTO É A ESPERIÊNCIA E A CRENÇA NA VITÓRIO POR PARTE DOS VENCEDORES PORQUE ATÉ SE OS ÁRBITROS QUISESSEM O LIBOLO FORA DO TÍTULO, JÁ NEM CHEGARIAM À FINAL. DEVIA FICAR NA FASE DE GRUPOS!
    VIVA O MEU PRIIIIIIII!

  2. HÁ UM COMENTARISTA DO BASQUETE QUE NEM QUERO CITAR, É MAU EXEMPLO PARA A TPA! DURANTE A NARRAÇÃO DO BIC ELE INCLINOU O CAMPO DAS CRÍTICA A FAVOR DO PETRO E DO LIBOLO E CONTRA O D´AGOSTO! ATÉ VIA-SE QUE FICAVA FELIZ E DAVA RAZÃO COM A EXPULSÃO DOS JOGADORES DO D´AGOSTO, MAS CRITICAVA A ARBITRAGEM QUANDO EXPULSASSE JOGADOR DO LIBOLO OU PETRO!

    ESSE TIPO DE JORNALISTA QUE MANIFESTA DURANTE A NARRAÇÃO QUE É ADEPTO DO CLUBE A OU B, NÃO MERECEM CONFIANÇA NA TPA, POIS, NÃO TÊM ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL!

DEIXE UMA RESPOSTA