Banco Mundial revê em baixa economia angolana

(Foto: D.R.)

De acordo com dados do relatório de Junho do Banco Mundial (BM) sobre as Perspectivas da Economia Global, a economia angolana deverá registar este ano um crescimento de 0,9% e 3,1% no próximo ano, uma revisão em baixa deste indicador de 2,4 e 0,7 pontos percentuais respectivamente se comparado com o relatório de Janeiro/2016.

O BM acredita que as políticas restritivas adoptadas pelo Governo para ajustar as despesas públicas face à queda das receitas fiscais estão a provocar um efeito negativo na procura interna, o que tem agravado a actual conjuntura económica e com repercussões ainda no próximo ano pelo menos. Relativa- mente à economia mundial, a instituição prevê um crescimento global de 2,4% em 2016 e 2,8% em 2017, uma revisão em baixa de 0,5 e 0,3 pontos percentuais respectivamente face ao último relatório.

Este abrandamento da economia mundial é justificado pelo (i) fraco crescimento das economias desenvolvidas; (ii) baixos preços das matérias-primas e (iii) abrandamento dos fluxos de capitais.

“O crescimento económico é o principal motor para a redução da pobreza e por isso estamos preocupados pelo facto de este indicador estar a diminuir de forma aguda, principalmente nos mercados emergentes exportadores de matéria-prima, disse Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial. (novojornal)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA