Aumento do preço do pão em Moçambique já amanhã

(RFI / Guelia Pevzner)

O preço do pão poderia registar um aumento já a partir de amanhã, dia 1 de Julho, em Moçambique. A Associação Moçambicana dos Panificadores- Amopao- justificou esta decisão pelo aumento dos custos de produção, da ordem dos 70%, devido ao crescimento dos custos das matérias-primas, que se verificam actualmente.

De acordo com esta nova medida, o pão de 250 gramas poderia passar dos actuais 7,5 meticais para 9 meticais já a partir de amanhã. Segundo a Amopao, 98 padarias foram obrigadas a encerrar nos últimos meses devido ao aumento dos custos. Estas explicações contudo não convencem a Organização dos Trabalhadores de Moçambique que expressou a sua incompreensão declarando que esta medida não tem “enquadramento lógico”.

Refira-se que aquando do anterior aumento do preço do pão em 2010, Maputo tinha sido palco de uma revolta que tinha provocado confrontos sangrentos entre a polícia e a população. O espectro desta revolta tem levado as autoridades a abordar com muita prudência um eventual novo aumento do preço do pão. Ainda no passado mês de Abril, o ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Max Tonela, tinha aliás afastado essa possibilidade. O anúncio da Amopao contraria assim todas as expectativas e apesar de num primeiro tempo ter afirmado que esta medida estava sujeita a ser analisada pelo governo, a associação confirmou que se tratava de uma decisão.
Mais pormenores com Orfeu Lisboa. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA