Assinala-se hoje o Dia da Criança Africana

Dia Internacional da Criança Africana (Foto: Lino Guimarães/Arquivo)

O Dia Internacional da Criança Africana celebra-se a 16 de Junho de cada ano.

Comemorado 15 dias depois do Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração e abuso.

Este dia é celebrado a 16 de Junho já que foi neste dia, em 1976, que se registou o massacre do Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul. Milhares de estudantes saíram à rua em protesto contra a fraca qualidade de ensino e contra o ensino da língua Afrikaans (usada apenas pela minoria branca do país) e não da sua língua materna.

Estima-se que havia entre 15.000 a 20.000 estudantes na manifestação.

A manifestação pacífica – os estudantes, cantando, marchavam por Soweto (subúrbio negro em Joanesburgo em direcção a um estádio aberto, onde fariam um comício – foi alvo de uma bomba de gás lacrimogéneo por um policial, para, em seguida, ser atingida por disparos das tropas de choque munidas de armas automáticas. O número de pessoas mortas oficialmente é de 95 , mas normalmente é dito que foram 176, mas há estatísticas que foram 700. Um dos mortos foi o estudante Hector Pieterson, aos 13 anos de idade, que se tornou símbolo do massacre.

É em memória das crianças africanas mortas a 16 de Junho de 1976 e em prol das crianças africanas do presente e do futuro que a então Organização da unidade africana (OUA) instituiu em 1991 o Dia da Criança Africana. Todos os anos este dia merece a atenção da UNICEF e de outras organizações mundiais que organizam eventos variados tendo em vista a defesa dos direitos da criança em África e no mundo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA