Apoio das Nações Unidas ao Plano Nacional e OGE

Henrik Larsen (Foto: D.R.)

O director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),  Henrik Larsen, anunciou ontem, em Luanda, disponibilidade para financiar programas de desenvolvimento sustentável incorporados no Plano Nacional e no Orçamento Geral do Estado.

“O PNUD, através do Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, está a financiar o processo de integração dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável  no Plano Nacional e no OGE”, disse.
Henrik Larsen, que dissertava sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, durante o seminário organizado pela Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional, em parceria com o PNUD e  a União Europeia, disse  que o órgão da ONU reconhece a necessidade da Agenda 2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável serem incorporados no Plano Nacional de  Desenvolvimento de Angola, no Orçamento Geral do Estado, e na estratégia de graduação para País de Rendimento Médio. Para o êxito destas acções, acrescentou, o PNUD está a apoiar o Executivo em termos de aconselhamento e apoio de políticas públicas.

O director do PNUD reconheceu os progressos alcançados por Angola na luta contra a fome, expansão da educação, promoção do reforço de poder de género e reforço da parceria internacional para o desenvolvimento, salientando que mais esforços devem ser empreendidos para combater a pobreza, a mortalidade materna e infantil e o VIH/Sida.
Considerou o seminário “uma excelente oportunidade” para ter um diálogo sobre as oportunidades e desafios para os Parlamentos contribuírem para a agenda nacional.
O presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional, Manuel Nunes Júnior, valorizou a realização do seminário, tendo em conta os grandes desafios que se colocam ao país no capítulo do desenvolvimento sustentável.  “Não pode haver crescimento sem desenvolvimento”,  lembrou o deputado, para quem depois da guerra Angola iniciou o caminho do progresso.
A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 foi aprovada em Setembro de 2015, na cimeira das Nações Unidas, em Nova Iorque. O documento contém 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, 169 metas e 231 indicadores. (jornaldeangola)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA