Angola participa na reunião ministerial do TICAD

Edifício do MIREX (Ministério das Relações Exteriores) (Foto: Clemente Santos)

Uma delegação participou de 16 a 17 de Junho na Reunião Ministerial preparatória da VI Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento de África (TICAD VI), realizada em Banjul, Gâmbia.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores que a Angop teve hoje, segunda-feira, acesso, a delegação angolana foi chefiada pelo director da Direcção Ásia e Oceania, Embaixador Samuel Andrade da Cunha, em representaçao do titular do pelouro Georges Rebelo Pinto Chikoti.

A sessão de abertura foi presidida por Ajaratou Saidy, vice-presidente da República Islámica da Gâmbia e ministra dos Assuntos das Mulheres, em reprsentação do Estadista do seu país.

No final da reunião os participantes adoptaram a emenda de conteúdos dos projectos de relatórios analíticos sobre a implementação do Plano de Acção 2013-2017 e da Declaração de Nairobi.

Estas emendas aos documentos serão endossadas à Reunião de Chefes de Estado e de Governo agendada para os dias 27 e 28 de Agosto do corrente ano, no Quénia.

A sessão de encerramento foi presidida pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia, Neneh Macdouall-Gaye.

À margem da reunião preparatória da TICAD, o director da Direcção Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores reuniu-se com o Director-geral para África do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, embaixador Norio Maru Yama, com quem analisou o estado da cooperação política e económica entre Angola e o Japão.

No encontro, as duas entidades falaram também sobre uma possível data para a assinatura, brevemente, do Acordo de Cooperação Técnica, que confira, a título definitivo, para Angola o estatuto JICA (Agenda de Cooperação Internacional do Japão).

Os embaixadores Samuel Cunha e Norio Yama conversaram ainda sobre a assinatura do Acordo de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos (APRI), assim como agendaram a próxima visita da Secretária de Estado da Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Ângela Bragança, ao Japão.

Os dois interlocutores trocaram igualmente opiniões referentes ao próximo Debate Aberto no Conselho de segurança da ONU, subordinado ao tema “construção da Paz em África”, a ser promovido pelo Japão, no dia 28 de Julho, no âmbito da sua presidência mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA