Angola participa na Reunião anual do Sub-comité de segurança pública da SADC

Sede da SADC em Gaberone, Botswana (Foto: António Escrivão)

Uma delegação angolana integrada por quadros seniores dos ministérios do Interior e da Agricultura participa na reunião anual do sub-comité de segurança pública do órgão de cooperação política, defesa e segurança da SADC, que decorre de 6 a 8 de Junho, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.

O objectivo central da reunião do sub-comité de segurança pública do órgão de cooperação política, defesa e segurança da SADC é o de proceder ao balanço do grau de cumprimento das recomendações saídas da reunião anterior realizada em Pretória (África do Sul) em Junho de 2015.

Todas as conclusões e recomendações desse encontro técnico do Sub-comité de segurança pública do órgão de cooperação política, defesa e segurança, serão remetidas à superior consideração e decisão do Comité ministerial do órgão da SADC, aprazada para o período de 24 a 28 de Junho corrente, igualmente em Maputo, que por sua vez remeterá à aprovação da Cimeira dos Chefes de Estado e Governo da região SADC, prevista para Agosto próximo, no Reino da Suazilândia.

Durante o encontro, os membros da delegação angolana vão desdobrar-se em três sub-comissões, nomeadamente nos sub-comités de migração, dos serviços prisionais/correcionais e de parques e fauna bravia.

Nesse encontro, o sub-comité de segurança pública do órgão de cooperação política, defesa e segurança vai igualmente analisar a problemática dos protocolos bilaterais de isenção de vistos entre os Estados membros da SADC.

Neste domínio, de isenção de vistos, a República de Angola está a criar as condições necessárias para, ainda no decurso deste ano, iniciar o processo de assinatura dos Acordos bilaterais com alguns Estados membros da SADC.

A delegação angolana é chefiada pelo Director Geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro – SME, Comissário de Migração João António da Costa Dias, e integra o Chefe de Departamento de inspecção do serviço penitenciário, Comissário Prisional Eduardo da Conceição Armando António Quintas, o Inspector de Migração Simão Mateus, do Gabinete de intercâmbio e cooperação do Ministério do Interior e o Director Geral adjunto do serviço veterinário, Felizardo Raúl. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA